Sobre Ribeirão Pires

Cidade de Ribeirão Pires

Ribeirão Pires é um município do estado de São Paulo, na Região Metropolitana de São Paulo, integrando um grupo de municípios conhecidos como Região do Grande ABC. A população estimada em 2009 era de 112 011 habitantes e a área é de 99 km², o que resulta numa densidade demográfica de 1116,07 hab/km².

Seus municípios limítrofes são Ferraz de Vasconcelos a norte, Suzano a nordeste e leste, Rio Grande da Serra a sudeste e sul, Santo André a sudoeste e Mauá a noroeste. O município é servido pelos trens da linha 10 da CPTM. Tornou-se município em 1953, quando foi emancipado de Santo André.

História

É no século XVIII que surgem as primeiras referências documentais específicas ao território do atual município. Em 1677, devido a descobertas de lavras de ouro na região, o capitão-mor Antônio Correia de Lemos foi nomeado para a sua administração, fixando residência no atual Pilar Velho.

No ano de 1714, constrói a Igreja de Nossa Senhora do Pilar. Em 1716 chega à localidade a família do mestre de campo Antônio Pires de Ávila, que deu nome à região. O chamado bairro do Pilar, compreendia as áreas atuais de Ribeirão Pires e Mauá.

Quando a ferrovia foi construída, em 1867, não havia paradas na região, sendo as mais próximas as de São Bernardo (atual Santo André) e Rio Grande. Em 1883 é criada a estação em Mauá e em 1 de março de 1885 foi inaugurada a estação de Ribeirão Pires.

Logo em seguida, em 1888, começam a chegar os primeiros imigrantes italianos, e o desenvolvimento da pequena vila começou a acentuar.

No ano de 1895 foi construído o prédio da atual estação ferroviária, sendo inaugurado em 1 de janeiro de 1900.

Geografia

A Cidade Ribeirão Pires situa-se a uma altitude média de 800 metros. O clima do município, como em toda a Região Metropolitana de SP, é o subtropical. Verão pouco quente e chuvoso. Inverno ameno e sub-seco. A média de temperatura anual gira em torno dos 18°C, sendo o mês mais frio julho (Média de 14°C) e o mais quente fevereiro (Média de 22°C). O índice pluviométrico anual fica em torno de 1.400 mm

Estância turística

Ribeirão Pires é um dos 29 municípios paulistas considerados estâncias turísticas pelo Estado de São Paulo, por cumprirem uma série de prerrequisitos definidos por Lei Estadual. Isto garante maior repasse de verbas por parte do governo do estado para a promoção e desenvolvimento do turismo regional. Com isso, o município também adquire o direito de agregar junto a seu nome o título de estância turística, termo pelo qual passa a ser designado tanto pelo expediente municipal oficial quanto por referências estaduais.

Etimologia

O nome é atribuído ao proprietário de uma sesmaria na região de Cassaquera (atual Mauá), o mestre de campo Antônio Pires de Ávila, em cujas terras passava um ribeirão que, mais tarde foi denominado "Ribeirão dos Pires". No entanto, é importante salientar, mais uma vez, que a fundação da cidade se dará no final do século XIX, embora tendo havido essa ocupação territorial, não se constituiu no período nenhuma vila, freguesia, etc.

É forçoso notar que a origem do nome "Ribeirão Pires" não é consensual. Existem pelo menos duas linhas de investigação relativamente aceitas.

Teoria de Pedro Taques

Os defensores desta linha usam como referência os escritos de Pedro Taques, dos quais podemos inferir que:

[...] O Ribeirão “dos Pires” foi assim denominado porque habitou nesta região ribeirinha um português chamado Salvador Pires, casado com Maria Rodrigues e vindo da cidade do Porto a São Vicente, em 1531, com seu pai, João Pires de Darques, o gago, os quais passaram a morar na vila de Santo André da Borda do Campo em 1553. Salvador era homem rico e recebera “meia légua de terras na tapera do índio Baibebá, partindo pelo campo de Piratininga direito à serra, por ser o mencionado Pires lavrador potentado, que dava avultada soma de alqueires de trigo ao dízimo, além das colheitas de outros frutos todos os anos.

Essa tese, no entanto, é desmentida por Marcos Rogério Ribeiro de Carvalho, que comprova que o assentamento de Salvador Pires localizava-se na Serra da Cantareira, cuja sesmaria tinha cerca de 36Km, "próxima à cachoeira do Jatuhai, Patuaí ou Jatuaí, em Sorocaba, da primeira volta do Rio Tietê acima da choeira para o rio abaixo da banda de Araçoiaba"

Edith Porchat, informa que "Salvador Pires foi possuidor de terras e escravos, ocupando diversos cargos na Câmara. Foi também procurador do povo da vila de São Paulo e, em 1573, juiz ordinário. Dono de enorme latifúndio nas terras banhadas pelo Tietê, dirigiu numerosos índios catequisados, vindo a morrer em 1592".

Teoria de Wanderley dos Santos

A segunda linha, mais coerente, é a do historiador Wanderley dos Santos (1951-1996), que afirma:

"Dois anos depois da construção da Capela de Nossa Senhora do Pilar, recebe o lugarejo de Caguaçu a família do mestre de campo, Antônio Pires de Ávila, filho de Manoel de Ávila e de Ana Ribeiro Razão, da qual ficaram conhecidas suas terras pelo nome de Ribeirão Pires. Embora fosse o ribeirão homônimo denominado anteriormente de “grande”, devido ser o maior das redondezas. O dito mestre de campo, natural de São Paulo, era irmão de Izabel, Maria, Tereza, Josefa, Cecília e Miguel.

Considerando que Antônio Pires de Ávila tenha dado origem ao nome Ribeirão Pires, impõe-se o fato de que o verdadeiro Ribeirão dos Pires fica localizado na região das vilas Sueli e Belmiro, próximo à divisa com Mauá (correndo em paralelo à Av. Rotary e Rodoanel Mário Covas). O ribeirão que corta a cidade, com nascente no Pilar Velho, é o Ribeirão Grande e jamais poderia se chamar Pires, pois quem morou na região do Pilar Velho foi o capitão-mor Antônio Corrêa de Lemos a partir de 1714. Dois anos depois, em 1716, o mestre de campo Antônio Pires de Ávila chega à região, porém em uma localidade diferente da de Corrêa de Lemos. Por esta razão, não se pode afirmar que o Ribeirão Grande seja o Ribeirão Pires.

Para homenagear a comunidade de moradores desta maravilhosa cidade, o Encontra São Paulo criou o Encontra Ribeirão Pires.

Fonte: Wikipedia

Blog do Guia da Cidade de Ribeirão Pires

Receba notícias por e-mail
Cadastre-se e receba notícias de Ribeirão Pires por email
 

Cidades de SP: Limites - Cidades Vizinhas

Ferraz de Vasconcelos, Suzano, Rio Grande da Serra, Santo André e Mauá.

Dados Principais sobre Ribeirão Pires

Aniversário: 19 de Março
Fundação : 1953
Gentílico: ribeirão-pirense
Area: 99.175 Km²
População 120.396 hab. (2015)
IDH 0,807 - elevado
Prefeitura Ribeirão Pires

Brasão de Ribeirão Pires
Brasão de Ribeirão Pires

Bandeira de Ribeirão Pires
Bandeira de Ribeirão Pires

Vídeo sobre a cidade de Ribeirão Pires
Veja mais vídeos sobre a Cidade de Ribeirão Pires

Mapa Ribeirão Pires - Ver outros: Mapa São Paulo

 

Moradores ilustres de Ribeirão Pires

 

   
  Sobre o EncontraRibeirãoPires
Fale com EncontraRibeirãoPires
Anuncie no EncontraRibeirãoPires
Cadastre sua Empresa no EncontraRibeirãoPires (grátis)


Termos EncontraRibeirãoPires | Privacidade EncontraRibeirãoPires


Bandeira de Ribeirão Pires