Ribeirão Pires FC completa 100 anos
terça-feira, 15 de março de 2011“Sob a luz de um lampião, nasceu o Ribeirão”. Ao longo dos anos a frase ficou famosa e é a mais pura realidade. No dia 19 de maio de 1911, oito jovens, ao lado de uma grande árvore, tiveram a ideia de formar um time de futebol. Vários nomes foram discutidos, como Internacional de Ribeirão Pires. Mas oito dias depois, em rápida reunião do grupo comandado por Antonio Grecco, estava definido que a agremiação seria chamada Ribeirão Pires Futebol Clube. A fundação do clube, hoje sediado no Centro do município de mesmo nome, ocorreu no dia 8 de julho de 1911 em assembleia extraordinária.
João Domingues de Oliveira e Roberto Redivo foram nomes importantes do nascimento da equipe. Entre barracões, “puxadinhos alugados”, locais improvisadas, campos esburacados, foi conquistada finalmente a sede social no final dos anos 1940. Mais tarde, em1950, surgiu o estádio Felício Laurito e mais tarde o primeiro ginásio esportivo, o “Lauritão”.
A área foi comprada com sacrifício e muitas listas de contribuições. Ao longo dos anos, o clube recebeu adversários como Santos, Portuguesa, Corinthians, Palmeiras e São Paulo. Os torcedores mais antigos juram, inclusive, que o clube nasceu inspirado na fundação do Timão.
Coincidência ou não, o Ribeirão também recebeu as cores branca e preta. Já o logotipo lembra o do Santos FC e, entre grandes batalhas, o clube sobreviveu e comemora, no próximo dia 8 de julho, o famigerado centenário.
Um baile de gala no dia seguinte ao aniversário e um mini cruzeiro em novembro marcarão as festividades. “Alguns itens do pacote da festas dos 100 anos ainda são mantidos em segredo. Para falar do Ribeirão seria preciso um livro de 360 páginas. Mas, dentro do possível, devemos ter muitas homenagens aos antigos sócios, diretores, além de amistosos entre ex-atletas”, revelou o presidente José Coelho Júnior.
Sede social
O Ribeirão Pires FC é uma autêntica vila voltada para o esporte, educação e cidadania aos mais jovens. Quadras de tênis, academia de ginástica, campo de futebol oficial, pista de atletismo, quatro ginásios esportivos e piscinas compõem o complexo esportivo. O equipamento social ainda conta com salão de festa, sala para pintura, lanchonetes e sala com troféus das décadas de 1920, 1940 e 1950. A estrutura recebe regularmente o tradicional torneio de futebol amador Pé na Bola, além de escolinhas de esportes e eventos.
Em meio ao clima bucólico, dois bustos: um de Antonio Grecco, fundador já falecido, e outro de Roberto Redivo, presidente em 1997. A funcionária Leda Aparecida Costa Solda, nascida na cidade, vê o clube como se fosse o quintal de sua casa. “Adoro tudo isso. É o meu passado, presente e futuro”, afirma, quase às lágrimas.
Fonte: ABCD Maior