Ribeirão Pires reúne serviços aos moradores no Atende Fácil
segunda-feira, 20 de agosto de 2012A partir do dia 30, os moradores de Ribeirão Pires terão, em um só lugar, diversos serviços prestados tanto pela Prefeitura de Ribeirão Pires como em parceria com o governo estadual. O Atende Fácil, situado entre a estação de trem e o terminal rodoviário municipal, vai reunir, por exemplo, o Posto de Atendimento ao Trabalhador, o Banco do Povo Paulista e a Sala do Empreendedor.
Ao todo, oito secretarias (Desenvolvimento Econômico, Finanças, Assuntos Jurídicos – que inclui o Procon -, Promoção Social, Saúde, Meio Ambiente e Planejamento, Infraestrutura e Educação) vão migrar para o edifício e, com a centralização, a intenção da Prefeitura é ampliar o atendimento em cerca de 30%, de 750 pessoas por dia para 1.000. A capacidade total, no entanto, será de 2.000 munícipes. “O fato de instalarmos o Atende Fácil em um local de acessibilidade plena, que marca a integração entre as partes alta e baixa da cidade, deve contribuir ao movimento”, explica o secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico de Ribeirão Pires, Marcelo Liochi, que está encabeçando o treinamento e a integração das equipes.
O tempo que o cidadão levará para solucionar suas demandas, ao contrário, será reduzido substancialmente. Para obter o licenciamento de sua atividade, ou seja, o alvará de funcionamento, hoje se leva em média 13 dias por conta das diversas secretarias envolvidas. No Atende Fácil, serão necessários dois dias. Outro exemplo é a reclamação de cliente que comprou produto com validade vencida e quer registrar a queixa no Procon. “Leva-se cerca de uma semana para efetivar a reclamação, porque o produto precisa ser analisado pela Vigilância Sanitária. Com a integração, isso é feito imediatamente, já que basta passar de uma baia para a outra”, antecipa Liochi.
Os contribuintes poderão fazer inscrição de empreendedor individual, consultas diversas referentes a imóveis, emitir guias de pagamentos de IPTU ou ITBI, fazer cálculo de dívidas em atraso, parcelamento de débitos não ajuizados, solicitar formulários, informações ou Cadastro de Contribuinte Mobiliário.
O Sebrae também vai oferecer consultoria e apoio aos empresários, porém, com horário agendado. A Associação Comercial vai cuidar da venda de talões da Zona Azul no espaço.
Foram investidos R$ 300 mil na instalação da infraestrutura, móveis, fibra ótica e capacitação de pessoal. Cerca de 90% dos funcionários já trabalham na Prefeitura e, os demais, foram convocados por meio de concurso público.
O Atende Fácil (terceiro da região, já que existem modelos semelhantes em Encontra São Caetano e São Bernardo) está na Avenida Capitão José Gallo, 55, Centro. Funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Informações podem ser obtidas pelo telefone 4828-9108.
Fonte: Diário do Grande ABC